AVALIAÇÃO

Unicamp lança portal para disponibilizar conteúdos educacionais
                                                                                                                  Manuel Alves Filho[25/4/2011] A Unicamp lançou na manhã desta segunda-feira (25) o OpenCourseWare Unicamp, portal concebido para hospedar conteúdos educacionais em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da Universidade. O objetivo da iniciativa é disponibilizar à sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas, vídeos etc. O espaço já conta com 12 disciplinas, de diferentes áreas do conhecimento. “Para a Unicamp, é muito importante tornar esses conteúdos acessíveis à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Temos convicção de que cada vez mais professores se interessarão pelo uso dessa ferramenta”, afirmou o reitor Fernando Ferreira Costa.
Fotos: 

Edição das imagens: 
Professor, veja como você pode enriquecer suas aulas com  questões dos vestibulares tais como apresento do portal da UNICAMP, veja +
                                                                     
                                                              *************                            

Está previsto para o mês de outubro uma única edição do ENEM para 2011porém as datas ainda não foram divulgadas. Leia Mais ››



Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Professor, temos mais colaborações sobre o ENEM nos links abaixo:

http://enem.cursoanglo.com.br/Enem_V2/Index.asp

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
A  "folha.com" publicou o resultado do ENEM - Média Nacional, com um excelente gráfico comparativo,
onde podemos comparar nossas escolas com o Estado de São Paulo e com o Brasil.

 
ENEM vai substituir ENADE para os alunos que estão entrando no curso superior

A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior. A substituição do ENADE de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no ENADE de é obrigatória - quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso - mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

O ENADE é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do "valor agregado" pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.

A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo. Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no ENADE de normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o ENADE de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso. No ENADE, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado. Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também participam do ENADE os alunos de cursos técnicos em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. A portaria com as regras do ENADE de 2011 foram publicadas nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União.
26/04/2011 - http://agenciabrasil.ebc.com.br/