Colegas, neste espaço você encontra todo tipo de notícia como um verdadeiro JORNAL DA MATEMÁTICA, vale lembrar que você pode tornar-se um assinante e enviar trabalhos para publicação. Envie suas notícias, sugestões, trabalhos e ele estará publicado neste espaço. Profª Dinorah
Antes de mais nada você sabe como surgiram as primeiras impressões dos periódios? Não! Então, assista aqui.
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Como é do conhecimento de todos os educadores, a OBMEP promove anualmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tendo como objetivos:
- Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
(OBMEP-2012) encontram-se abertas no site: http://www.obmep.org.br/ .
Contamos com a participação de sua unidade escolar em mais esta edição.
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DIA ESTADUAL DA MATEMÁTICA - 26 DE MARÇO
Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011. Institui o "Dia Estadual da Matemática".
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:Artigo 1º - Fica instituído o "Dia Estadual da Matemática",a ser comemorado, anualmente, em 26 de março.Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.Palácio dos Bandeirantes, aos 12 de abril de 2011.Geraldo Alckmin Herman Jacobus Cornelis Voorwald Secretário da Educação Sidney Estanislau Beraldo Secretário-Chefe da Casa Civil Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de abril de 2011.Publicado em: D.O.E. de 13/04/2011 - Seção I - pág. 01
Também temos: DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - 06 DE MAIOA ser comemorado, anualmente, em 06 de maio.
A importância da Matemática em nossas vidas.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Sem matemática… ninguém anda. Os meios de transportes estão, a cada dia, mais presentes em nossas vidas. Sua importância em nosso dia-a-dia trouxe a necessidade de novas tecnologias que os tornem mais seguros, eficientes e menos poluentes. Só com a ajuda da Matemática foi possível construir o primeiro motor, o primeiro trem, o primeiro avião. Organizar os dados sobre o fluxo de veículos nos milhares de cruzamentos das grandes cidades, determinar o melhor tempo para abrir e fechar cada sinal de trânsito, os minutos entre a chegada e a partida de cada vagão do metrô, são tarefas difíceis demais que não poderiam ser feitas sem a Matemática e os computadores. Tudo isto ajuda a reduzir bastante o tempo perdido em nossa locomoção. E vamos em frente que o sinal abriu. Sem matemática… ficamos no escuro. Em casa, nas escolas, no trabalho, todos precisam de energia elétrica. E para que ela chegue até nós é feito um levantamento de toda a energia ofertada no país, dos custos para transmiti-la e distribuí-la e do nível de necessidade dos consumidores. É a Matemática que permite realizar todos esses cálculos e selecionar as propostas de produção das várias usinas e deste modo, se obter a maior segurança no abastecimento e os menores preços para os usuários. Sem matemática… ninguém vive. Alguém pode até argumentar que a Vida - e posteriormente o Homem - surgiu muito antes de se conceber o que era Matemática. Entretanto, com o aparecimento da Medicina e Ciências correlatas, como a Farmacologia, a Bioquímica e o Sanitarismo, isso muda de figura. O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, como as degenerativas, é dependente da Matemática. Ela se encontra nos novos medicamentos, nas técnicas de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, e nos equipamentos dos modernos centros cirúrgicos, que permitem que um médico realize uma cirurgia à distância. A Matemática está presente até no cálculo do grau de seus óculos - se é que você precisa deles.Na próxima consulta a seu oftalmologista, peça que ele troque o painel de letrinhas por números; tem mais a ver. Sem matemática… não saímos do lugar. O Homem teve de levar os seus olhos até as profundezas do espaço para obter estas imagens. Não teria como fazê-lo sem a Matemática. Também escondidas na beleza destas fotos há várias outras tecnologias, todas elas dependentes e ligadas à Matemática como, por exemplo, processamento de imagens, comunicação de dados e correção de erros e códigos. A Matemática contém seus mistérios, mas também ajuda a desvendar outros. Sem matemática… ninguém come. Pode parecer estranho temperar comida com números, mas, ao contrário do que se possa pensar, a Matemática está presente no dia-a-dia do Campo. Ela ajuda a melhorar o aproveitamento da terra e das sementes, otimizar a irrigação, adaptar a topografia dos terrenos e a estudar o clima.Além disso, a agricultura moderna também depende muito de tecnologia.Em equipamentos como colheitadeiras, em silos e moinhos, em fertilizantes e remédios, e até no desenvolvimento de novas espécies, adaptadas às diferentes condições climáticas, estão presentes tecnologias que não seriam possíveis sem a Matemática.Pense nisso na próxima vez que estiver jantando. Sem matemática… ninguém fala. O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicações constitui, sem dúvida, a grande revolução tecnológica da virada do milênio e vai mudar a vida de todos nós.Através dos computadores, todo planeta até agora permanentemente ligado e trocando informações. Por trás dessa revolução, a Matemática teve, e continua tendo, um papel crucial.Matemáticos foram fundamentais para a invenção e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular.A instalação das redes de comunicação e a administração do enorme fluxo de informações que elas transportam envolvem problemas matemáticos da maior relevância. Por isso, matemáticos estão ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionarem.
Vamos comemorar usando um pouco de Matemática e raciocínio lógico?
1) Um homem chega numa igreja que tem 3 santos. Ele se dirige até o primeiro santo e fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais; parte para o segundo santo, e fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o terceiro santo e fica sem nada no bolso. Com quanto dinheiro o homem chegou à igreja?
2) Rui encontra-se no degrau do meio de uma escada. Ele sobe 5 degraus e desce 7. A seguir, volta a subir 4 e sobe mais 9, para chegar ao último degrau. Quantos degraus têm a escada?
3) Dois pais e dois filhos foram pescar. Cada um pescou um peixe, sendo que ao todo foram pescados 3 peixes. Como isso é possível?
4) Eu adivinho o seu pensamento...
a. Pense em um número de 1 a 10.
b. Multiplique esse número por 9.
c. Some os algarismos do número obtido.
d. Desse resultado, subtraia 5.
e. O resultado final representará uma letra: 1=A, 2=B, 3=C, 4=D, 5=E e assim por diante.
f. Agora pense em um país com essa letra.
g. E com a 5ª letra desse país pense em um animal que tem no Zoológico.
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Olá Pessoal, no dia 03/05/2011 foi realizada uma videoconferência em homenagem ao nosso dia: "DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA". Assista aqui:
Em "Busca", digite: DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA, depois: “Pesquisar”. Clique no ícone
Homenagem ao dia de nascimento de Malba Tahan (Prof. Júlio César de Mello e Souza). Discussão/Reflexão sobre o Ensino da Matemática.
Participação do Prof. Juvenal, Prof. João e Prof. Maurílio; da CENP e presença além de vários colegas PCOP e Professores,
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PESSOAL!!! PORQUE ESTUDAR MATEMÁTICA? ONDE ATUAR COM ESSE COMPONENTE?
Esclareça lendo este artigo, escrito por Ronaldo Costa Josino Prof. da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus - Grossos - RN, subtraído da RPM nº 72 - Ano 28 - 2010 - 2º quadrimestre
CRÔNICA_____________________________
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Pessoal, falando um pouco sobre o IDH destaco aqui além das informações do site:http://www.brasilescola.com/brasil/o-idh-no-brasil.htm e dos dados da Fonte: Wikipédia que Osasco possue uma popolação de aproximadamente 700.000 habitantes e que ele possui apenas 64,935 km2. As regiões adjacentes aqui também se destacam:
Município | População (2010)[1] | Área territorial (km²) | IDH | |
Barueri | 240.656 | 25.483.663.530,00 | 64,167 | 0,826 elevado |
Cajamar | 64.113 | 1.915.590.000,00 | 128,356 | 0,786 médio |
Carapicuíba | 369.908 | 1.915.285.000,00 | 34,967 | 0,793 médio |
Itapevi | 200.874 | 1.809.328.000,00 | 91,353 | 0,759 médio |
Jandira | 108.436 | 1.091.263.000,00 | 17,523 | 0,801 elevado |
Osasco | 666.469 | 18.310.452.000,00 | 64,935 | 0,818 elevado |
Pirapora do Bom Jesus | 15.727 | 110.396.000,00 | 108,257 | 0,767 médio |
Santana de Parnaíba | 108.875 | 2.245.994.000,00 | 183,816 | 0,853 elevado |
Total | 1.775.058 | 23.403.929.045,00 | 693,374 |
1. ↑ Primeiros resultados do Censo 2010 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010).
2. ↑ Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007).
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