PERIÓDICO

Colegas, neste espaço você encontra todo tipo de notícia como um verdadeiro JORNAL DA MATEMÁTICA, vale lembrar que você pode tornar-se um assinante e enviar trabalhos para publicação. Envie suas notícias, sugestões, trabalhos e ele estará publicado neste espaço. Profª Dinorah

Antes de mais nada você sabe como surgiram as primeiras impressões dos periódios? Não! Então, assista aqui.

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Como é do conhecimento  de todos os educadores, a OBMEP promove anualmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tendo como objetivos:
  • Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
     Informamos que as inscrições da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
(OBMEP-2012) encontram-se abertas no site: http://www.obmep.org.br/  .
Contamos com a participação de sua unidade escolar em mais esta edição.

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DIA ESTADUAL DA MATEMÁTICA - 26 DE MARÇO

Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011. Institui o "Dia Estadual da Matemática".
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:Artigo 1º - Fica instituído o "Dia Estadual da Matemática",a ser comemorado, anualmente, em 26 de março.Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.Palácio dos Bandeirantes, aos 12 de abril de 2011.Geraldo Alckmin Herman Jacobus Cornelis Voorwald Secretário da Educação Sidney Estanislau Beraldo Secretário-Chefe da Casa Civil Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de abril de 2011.Publicado em: D.O.E.  de 13/04/2011 - Seção I - pág. 01
Também temos: DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - 06 DE MAIOA ser comemorado, anualmente, em 06 de maio.
A importância da Matemática em nossas vidas.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Sem matemática… ninguém anda. Os meios de transportes estão, a cada dia, mais presentes em nossas vidas. Sua importância em nosso dia-a-dia trouxe a necessidade de novas tecnologias que os tornem mais seguros, eficientes e menos poluentes. Só com a ajuda da Matemática foi possível construir o primeiro motor, o primeiro trem, o primeiro avião. Organizar os dados sobre o fluxo de veículos nos milhares de cruzamentos das grandes cidades, determinar o melhor tempo para abrir e fechar cada sinal de trânsito, os minutos entre a chegada e a partida de cada vagão do metrô, são tarefas difíceis demais que não poderiam ser feitas sem a Matemática e os computadores. Tudo isto ajuda a reduzir bastante o tempo perdido em nossa locomoção. E vamos em frente que o sinal abriu. Sem matemática… ficamos no escuro. Em casa, nas escolas, no trabalho, todos precisam de energia elétrica. E para que ela chegue até nós é feito um levantamento de toda a energia ofertada no país, dos custos para transmiti-la e distribuí-la e do nível de necessidade dos consumidores. É a Matemática que permite realizar todos esses cálculos e selecionar as propostas de produção das várias usinas e deste modo, se obter a maior segurança no abastecimento e os menores preços para os usuários. Sem matemática… ninguém vive. Alguém pode até argumentar que a Vida - e posteriormente o Homem - surgiu muito antes de se conceber o que era Matemática. Entretanto, com o aparecimento da Medicina e Ciências correlatas, como a Farmacologia, a Bioquímica e o Sanitarismo, isso muda de figura. O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, como as degenerativas, é dependente da Matemática. Ela se encontra nos novos medicamentos, nas técnicas de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, e nos equipamentos dos modernos centros cirúrgicos, que permitem que um médico realize uma cirurgia à distância. A Matemática está presente até no cálculo do grau de seus óculos - se é que você precisa deles.Na próxima consulta a seu oftalmologista, peça que ele troque o painel de letrinhas por números; tem mais a ver. Sem matemática… não saímos do lugar. O Homem teve de levar os seus olhos até as profundezas do espaço para obter estas imagens. Não teria como fazê-lo sem a Matemática. Também escondidas na beleza destas fotos há várias outras tecnologias, todas elas dependentes e ligadas à Matemática como, por exemplo, processamento de imagens, comunicação de dados e correção de erros e códigos. A Matemática contém seus mistérios, mas também ajuda a desvendar outros. Sem matemática… ninguém come. Pode parecer estranho temperar comida com números, mas, ao contrário do que se possa pensar, a Matemática está presente no dia-a-dia do Campo. Ela ajuda a melhorar o aproveitamento da terra e das sementes, otimizar a irrigação, adaptar a topografia dos terrenos e a estudar o clima.Além disso, a agricultura moderna também depende muito de tecnologia.Em equipamentos como colheitadeiras, em silos e moinhos, em fertilizantes e remédios, e até no desenvolvimento de novas espécies, adaptadas às diferentes condições climáticas, estão presentes tecnologias que não seriam possíveis sem a Matemática.Pense nisso na próxima vez que estiver jantando. Sem matemática… ninguém fala. O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicações constitui, sem dúvida, a grande revolução tecnológica da virada do milênio e vai mudar a vida de todos nós.Através dos computadores, todo planeta até agora permanentemente ligado e trocando informações. Por trás dessa revolução, a Matemática teve, e continua tendo, um papel crucial.Matemáticos foram fundamentais para a invenção e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular.A instalação das redes de comunicação e a administração do enorme fluxo de informações que elas transportam envolvem problemas matemáticos da maior relevância. Por isso, matemáticos estão ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionarem.
Vamos comemorar usando um pouco de Matemática e raciocínio lógico?
1)      Um homem chega numa igreja que tem 3 santos. Ele se dirige até o primeiro santo e fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais; parte para o segundo santo, e fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala: Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais. O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o terceiro santo e fica sem nada no bolso. Com quanto dinheiro o homem chegou à igreja?
2)      Rui encontra-se no degrau do meio de uma escada. Ele sobe 5 degraus e desce 7. A seguir, volta a subir 4 e sobe mais 9, para chegar ao último degrau. Quantos degraus têm a escada?
3)      Dois pais e dois filhos foram pescar. Cada um pescou um peixe, sendo que ao todo foram pescados 3 peixes. Como isso é possível?
4)      Eu adivinho o seu pensamento...
a.        Pense em um número de 1 a 10.
b.       Multiplique esse número por 9.
c.        Some os algarismos do número obtido.
d.      Desse resultado, subtraia 5.         
e.       O resultado final representará uma letra: 1=A, 2=B, 3=C, 4=D, 5=E e assim por diante.
f.        Agora pense em um país com essa letra.
g.       E com a 5ª letra desse país pense em um animal que tem no Zoológico.


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Olá Pessoal, no dia 03/05/2011 foi realizada uma videoconferência em homenagem ao nosso dia: "DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA". Assista aqui:

Em "Busca", digite: DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA, depois:  “Pesquisar”. Clique no ícone
Homenagem ao dia de nascimento de Malba Tahan (Prof. Júlio César de Mello e Souza). Discussão/Reflexão sobre o Ensino da Matemática.
Participação do Prof. Juvenal, Prof. João e Prof. Maurílio; da CENP e presença além de vários colegas PCOP e Professores,
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PESSOAL!!! PORQUE ESTUDAR MATEMÁTICA? ONDE ATUAR COM ESSE COMPONENTE?
Esclareça lendo este artigo, escrito por Ronaldo Costa Josino Prof. da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus - Grossos - RN, subtraído da RPM nº 72 - Ano 28 - 2010 - 2º quadrimestre

CRÔNICA_____________________________

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 Pessoal, falando um pouco sobre o IDH destaco aqui além das informações do site:http://www.brasilescola.com/brasil/o-idh-no-brasil.htm e dos dados da Fonte: Wikipédia que Osasco possue uma popolação de aproximadamente 700.000 habitantes e que ele possui apenas 64,935 km2. As regiões adjacentes aqui também se destacam:
Município
População (2010)[1]
PIB (R$) (2005)[2]
Área territorial (km²)
IDH
Barueri
240.656
25.483.663.530,00
64,167
0,826 elevado
Cajamar
64.113
1.915.590.000,00
128,356
0,786 médio
Carapicuíba
369.908
1.915.285.000,00
34,967
0,793 médio
Itapevi
200.874
1.809.328.000,00
91,353
0,759 médio
Jandira
108.436
1.091.263.000,00
17,523
0,801 elevado
Osasco
666.469
18.310.452.000,00
64,935
0,818 elevado
Pirapora do Bom Jesus
15.727
110.396.000,00
108,257
0,767 médio
Santana de Parnaíba
108.875
2.245.994.000,00
183,816
0,853 elevado
Total
1.775.058
23.403.929.045,00
693,374
0,807 elevado
 


1.           Primeiros resultados do Censo 2010 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010).
      2.        Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007).
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